Extração fetal na cesariana

Há alguns anos, em nosso serviço de obstetrícia, alguns residentes de primeiro ano, e uma residente de segundo ano trouxeram para as reuniões clínicas a dificuldade de extração fetal na cesariana. É uma dificuldade comum no início do treinamento do especialista em ginecologia e obstetrícia, e o treinamento em campo torna-se difícil e perigoso, gerando angústia e sensação de impotência no médico residente.

Os residentes de anos mais avançados relataram que também tinham dificuldades com extrações fetais difíceis como a apresentação fetal muito encaixada ou muito alta.

A equipe chegou à conclusão que a necessidade educacional era o treinamento da manobra de Geppert para os residentes do primeiro ano e as manobras de extração fetal difícil (por exemplo a extração pélvica reversa e a técnica de Patwardhan) para residentes de segundo e terceiro ano.

Para isso, projetamos este simualdor que se encaixa em uma pelve de plástico duro para treinamento de parto vaginal. Essa pelve tem que ter a cavidade abdominal e a sínfise púbica.

Material necessário

Tecido de neoprene (como para roupa de mergulho) – um corte de 50 centímetros é suficiente

Ziper

Elásticos com boa tensão de 10centímetros – serão necessários 1,5 metros

Velcro – grande

Tecido com elastano para fazer a parede abdominal.

Montagem.

Cortar 2 pedaços do neoprene no formato do útero.  Nosso modelo tem um diametro de 50 centímetros. Pense na margem da costura de aproximadamente 60 mm.

Fazer a histerotomia e uma bainha com uma faixa de neoprene para reforçar a histerotomia, se não o modelo rasgará na simulações

 

Colocar o Ziper e já colocar o elástico da parte de cima.

Colocar os elásticos que fixarão o simulador na pelve

Não esqueça de costurar o velcro em um dos elásticos.

Pronto – agora é só costurar o sanduiche

e virar pelo colo ou pela histerotomia